Lasanha de feijão-preto e legumes

Refeições principais

Há várias semanas, para não dizer meses, o meu filho mais velho pediu lasanha. Torci o nariz, confesso. O pedido veio, claro, porque os amigos tinham comido lasanha (tradicional) na escola. Eu combinei com ele que sempre que quisesse comer o que os outros comiam me dizia e eu tentaria replicar numa próxima vez. Mas demorei para fazer porque, sejamos francos, é trabalhoso. Tem várias etapas e eu estou mais numa de fazer comida apetitosa, mas rápida. Hoje disse-lhe para escolher o menu tendo em conta que iríamos comer feijão preto. Ele escolheu bolonhesa de feijão preto. Fiquei feliz por ele conseguir adaptar a bolonhesa à leguminosa que tínhamos para comer. Estou a fazer bem o meu papel. 😁 Mas, quando comecei a preparar o molho de tomate lembrei-me da lasanha. Olhei para o relógio e imaginei que teria tempo (para todas as fases). Ia ser mesmo à risca, mas parecia exequível. Molho de tomate com feijão-preto, legumes salteados e molho bechamel.

Quando já tinha tudo pronto fui buscar a massa da lasanha. Abro o pacote e vejo um bicharoquinho a dar às asas. Não!!!!! Gorgulho!!! E eu a cozinhar a contra-relógio! Mas também, pudera! Ao tempo que o pacote estava para ali perdido… Corri para o supermercado. Felizmente, tenho um mesmo pertinho de casa. Entrei, encontrei a massa. Tinha fila para pagar. Uma senhora foi muito simpática e deixou-me passar à frente. A mim e ao meu pacote de massa de lasanha. E as minhas crianças comeram meia hora depois do desejado. Atenção que, na hora do jantar, meia hora de atraso, (pra mim) é muito! 😜 É terrível estar a fazer o jantar e ouvir o pequenito a dizer que tem fome e a vê-lo rondar a cozinha de minuto a minuto. Mas a comida fez sucesso, por isso valeu a pena.

Molho de tomate:
4 tomates maduros
4 tomates secos
1 cebola roxa média
3 dentes de alho
Salsa fresca
4 conchas (de servir sopa) de feijão preto cozido
Óregãos e manjericão
Azeite qb (usei de baixa acidez)

Legumes:
400g de abóbora (de polpa laranja)
1 cenoura grande (bio)
1/2 repolho médio
Alho em pó
Óregãos e manjericão
20ml de molho de soja
Azeite qb (usei de baixa acidez)

Molho bechamel:
600ml de bebida vegetal de aveia (sem açúcar, bio)
4 cs (cheias) de farinha de espelta integral (bio)
2 cs de azeite (usei de baixa acidez)
Noz-moscada
Flor de sal (opcional)

9 folhas de massa de lasanha

Para o molho de tomate eu desfiz os tomates, secos e frescos, com o alho e a salsa (ando a ter de a esconder porque o mais novo cisma que não gosta) com a varinha mágica num copo alto. Pus a cebola picadinha a refogar com o azeite numa frigideira anti-aderente. Quando já estava ligeiramente dourada juntei o preparado de tomate e as ervas. Mexi e tapei a frigideira. Deixei fervilhar por 10 minutos. Juntei o feijão-preto cozido e deixei fervilhar mais 5 minutos. Desliguei.

Para os legumes, cortei todos eles em tirinhas. Para a cenoura e para a abóbora usei o ralador na parte mais larga. Para o repolho foi mesmo uma faca afiada e alguma paciência. Juntei tudo numa panelinha e mexi em lume médio/alto enquanto foram largando os seus sucos e murchando. Coisa para poucos minutos.

Para o molho bechamel misturei todos os ingredientes e levei a lume médio/baixo até engrossar. Cuidado que a bebida vegetal pode fazer alguma espuma e vir por fora.

Usei folhas de massa de lasanha que não precisavam de ser pré-cozinhadas, por isso, o resto já sabem, é montar às camadas, terminando com o molho bechamel. Comecei com molho de tomate e feijão-preto, depois legumes e uma camada de bechamel. Depois folhas de lasanha, e repetir a ordem das camadas. Terminei com uma dose generosa de molho cobrindo a última camada de folhas de lasanha. É importante que haja bastante líquido para que elas cozinhem sem secar ou endurecer.

Levei ao forno a 200º apenas até o molho dourar.

Estava muito saborosa e os miúdos imensamente felizes. Foi um jantar como se quer. 😊

2 thoughts on “Lasanha de feijão-preto e legumes

Deixe um comentário